Todos nós temos vários projetos. Desde pequenos somos motivados a nos preparar para a vida e sempre nos questionam o seguinte: "o que você vai ser quando crescer?". Geralmente, temos como espelho as atividades de nossos pais. Ao atingir os 17 anos, continuamos a ouvir perguntas similiares: "e aí, já sabe que curso irá escolher para o vestibular?". Com isso, percebemos que a ideia de ser 'alguém' na vida nos é plantada cedo e a evolução desse processo gera inúmeras dúvidas no decorrer da caminhada.
A origem da dúvida nos faz criar expectativas e, não sabendo administrá-las adequadamente, estamos fadados a torná-las frustrações. Ou seja, dúvida gera expectativa, que pode gerar frustração. Aí mora o perigo! Por exemplo, uma vez escolhida a opção de formação acadêmica no vestibular, depositamos todas as fichas nessa aposta, sem levar em conta que os trajetos percorridos podem nos direcionar a outros caminhos que não havíamos pensado inicialmente. E noutras vezes, o medo e a indecisão tomam conta de nós e, até mesmo, nos impedem de tentar o vestibular, ficando estacionados no tempo e deixando a vida passar por covardia de sermos um pouco mais ousados quando deveríamos.
Nesse aspecto, faço críticas ao nosso sistema educacional de crianças e jovens. Somos apenas preparados para passar no vestibular, quando deveríamos ser instruídos para enfrentar a vida e seus grandes desafios. Nos falta ter conhecimento e domínio sobre os valores de convivência, relacionamento em grupo e sobre como administrar nossas finanças; a escola não nos ensina a sermos empreendedores. Independente daquilo que escolhermos para ser na vida, tudo isso é necessário para qualquer papel que formos desempenhar.
Daí, surge a palavra confiança. Sabendo que nos falta bagagem de vida, devemos tomar nossas decisões, acreditando nos propósitos de Deus para nós. Há uma passagem em Provérbios 16, 1-3, que ilustra exatamente isso: "1O Homem faz seus projetos, mas a resposta vem de Deus. 2A pessoa pode achar que sua conduta é certa, mas é Deus quem examina as consciências. 3Confie a Deus o que você faz, e seus projetos se realizarão."
Portanto, peçamos a Deus que aumente nossa fé, mais e mais, para que consigamos confiar, sem medo, nos projetos que Ele tem para nós. Também façamos como Maria (lembrando que ontem - 25/03 - celebramos a Anunciação do Senhor) que disse SIM ao projeto de Deus e transformou a história da humanidade; ela poderia ter recusado o pedido Dele...
Lembre-se: ainda há tempo! Se você não conhece a sua MISSÃO, entregue a Deus suas decisões. Peça a Ele muita clareza de pensamento para que você saiba tomar os caminhos que Ele indicar e discernir os seus sinais. Ele sempre fala conosco, mas nós é que não O ouvimos.
"Paciência vale mais que valentia, e dominar a si mesmo vale mais que conquistar uma cidade" (Pr 16, 32)
Muito bom!!
ResponderExcluirEstou seguindo seus textos e me encanto com sua objetividade e clareza.
ResponderExcluirContinue sua caminhada. Ela produzirá inúmeros frutos para a maior glória de Deus.
Deus o abençoe na sua viagem. Continuamos aqui a esperá-lo.
Grande abraço.
Lelena
Muito bom seu texto. Concordo com sua crítica. Ela me fez pensar em quantas pessoas desistem de algo por falta de fé e acabo por me sentir responsável, visto que muitas dessas pessoas o fazem por falta de informação e apoio.
ResponderExcluirAh! Gostei também da passagem de Provérbios.
Muito bom ler seu post. Me fez bem!
Valeu! Um abraço!
Isso aí cara,
ResponderExcluirJá passei por essas dúvidas, e ainda não posso dizer com toda certeza que quero seguir a minha área, mesmo tendo formado no ano passado.
O que devo fazer é confiar em Deus e enxergar o momento certo para que eu possa colocar outros planos em prática.
Com certeza ainda há tempo!
Abração!
Oi Marco Túlio!
ResponderExcluirParabéns pelo blog, é de iniciativas assim que o mundo está precisando. Mesmo que seja um trabalho de " formiguinha" é assim que se começa a mudar as coisas, a partir do momento que tomamos consciência da nossa missão. Siga em frente, motivando as pessoas com o embasamento mais forte que temos: Deus! Que Ele continue te guiando a escrever palavras tão ricas de ensinamento e graça!
Abraços!
Grandes palavras, me ajudaram bastante, muito obrigado, de coração. Continue esse lindo trabalho, seu blog tá demais.
ResponderExcluir