quarta-feira, 23 de março de 2011

Uma vida de doação

A Liturgia de hoje (Mateus 20, 17-28) nos convida a refletir sobre um assunto interessante e bastante contraditório aos preceitos do mundo em que vivemos. A sociedade consumista e materialista no prega que devemos sempre ter mais do que temos, ser mais do que somos, alcançar sempre o topo, o maior salário, o melhor carro etc, muitas vezes tendo que ultrapassar os nossos valores e crenças. E isso não pode ser assim!

Devemos sempre nos espelhar naquilo que Jesus Cristo foi, pois Ele veio ao mundo para representar - humana e divinamente - o amor de Deus por nós, seus filhos. Cristo,  verdadeiramente, foi o melhor exemplo de comportamento humano da história pois, sendo o maior líder da humanidade, se colocou numa posição contrária ao que o mundo pregava: serviu a todos até morrer crucificado para nos salvar. Quer maior exemplo de doação que esse? Ele poderia muito bem, sendo Filho de Deus, se colocar num trono e pedir reverências do povo, como faziam os Reis de Sua época. Mas Ele fez o contrário; se colocou para servir e não para ser servido. Agora, como trazemos isso para a nossa realidade?

Quantas vezes deixamos de ajudar alguém porque essa pessoa não pediu, mas, no fundo, sabíamos que precisava de ajuda; das vezes que podíamos dar uma palavra de força a alguém e não o fizemos; quando nossos pais nos pediram um auxílio e recusamos pois estava terminando o 'Big Brother' e não podíamos perder quem seria o eliminado; quando passamos por um mendigo na rua e nem mesmo desviamos o olhar a ele, enquanto podíamos perguntar-lhe como está, do que precisa ou mesmo saber seu nome - ele poderia se sentir importante naquele momento... Agora, se víssemos Jesus na condição do mendigo faríamos diferente, não é?! Mas, ainda há tempo!

Cada um de nós veio ao mundo para cumprir uma missão. Resta-nos entender e termos discernimento daquilo que Deus quer de nós. Devemos dizer SIM ao projeto Dele para nossa vida - sem medo - sabendo que Ele nos prepara o melhor. E para isso, devemos reservar um tempo diário de oração e silêncio, pois assim Ele se manifesta em nosso coração. Nada é por acaso e tudo era pra ser como foi. Não é Deus que escreve certo por linhas tortas; Sua letra é a mais linda do universo, nós, é que somos míopes e não conseguimos ler sua escrita...

Peçamos a Deus sabedoria para entender Seus sinais. Sugiro também que façamos diariamente a leitura (curtinha) do Salmo 131(130). Que nós saibamos ser humildes de coração e solidários na ação. Não sejamos arrogantes, donos da verdade e nem pensemos que já sabemos tudo. Aí vem o desafio proposto por Ele: que deixemos de ser nós mesmos para refletirmos Jesus Cristo em cada gesto e atitude nossa, diariamente. Façamos da nossa vida, uma vida de doação!

Sábias palavras do Padre Bantu Mendonça (Canção Nova): "Fomos feitos para ser cidadãos do céu e o “passaporte” para lá é o amor e a humildade, por isso, humildemente e dobrados, devemos servir aos nossos irmãos e irmãs. Quem ama serve. E quem serve se faz pequeno diante dos homens e se torna grande diante do Senhor."

Rezemos: Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.

2 comentários:

  1. show de bola o seu blog e o texto MT.

    Abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog; partilhe e inspire.

    Paz e bem!
    Leandro Pacheco.

    ResponderExcluir